segunda-feira, 8 de outubro de 2012

INTOCÁVEIS,SEM CHURUMELAS

INTOCÁVEIS,SEM CHURUMELAS

           Doque um deficiente mais precisa?Oque ele mais quer?
Se você não é um de nós pensará um pouco e dará duas ou mais respostas imprecisas,passando por assistência,amor,etc,etc.Dificilmente chegará á uma resposta concisa e direta;oque acho,nós faremos em miléssimos de segundo,e sem pestanejar:Respeito.
            Antes de falar do filme desse fim de semana,umas considerações que não saem da minha cabeça há tempos:
              Porque as pessoas comuns sempre oferecem ajuda,as vezes impositivamente;e se digo"Não, obrigada";percebo indignação,desapontamento e aquele sentimento de"eu tentei ser bonzinho,que mal agradecida!"Porque nós deficientes temos a OBRIGAÇÃO de aceitar caridade,ajuda,por mais estafurdia que seja?Se quero ajuda(e eu sei quando PRECISO dela!)posso solicitar;e explicar como!Sim?De acordo!?Quer que eu explique mais?Farei um longo texto,quando estiver mais disposta a isso!Por enquanto,fica a reflexão...
             Vamos ao filme.Um tetraplégico(ele só mexe a cabeça,correto?) rico(importante dizer:muito rico)precisa de um cuidador.A escolha recai sobre a alternativa mais improvável:alguém desqualificado para o cargo,sem refinamento,cultura e totalmente diferente do "empregador".O moço em questão é um Negão de 2 metros de altura,de um  bairro pobre de Paris,que sinceramente não dá a mínima para o fato de alguém não mover um músculo,e não entende o termo "coitadismo"Touchê!Voi lá!"ESSE é o cara!
Os defensores do politicamente correto provavelmente não entenderão minha admiração e a razão de eu considerar respeito cenas como quando Driss(o cuidador)deixa uma carta sobe o peito de Filip,esperando que ele a abra sozinho...risadas livres de critica nesta cena!
             Não posso contar mais do filme,porque considero meus leitores suficientemente inteligentes e curiosos para ir ver esse filme muito bom!Digo apenas que não há nó na garganta nem constrangimentos,nem lições de vida piegas em Intocáveis,apenas um ótimo e eficaz tapa  na cara com luva de pelica naqueles que acham triste a vida dos deficientes e cruel o destino dos pobres!
              Atores excelentes,historia enxuta,diálogos bem construídos e...ufa!Não é falado em inglês!Alivio,um filme francês,sem ninguém famoso no elenco e nem efeitos especiais;perfeito descanso e reflexão livre de convenções num raro sábado de folga...
          Perceber um  pouco a mais sobre o outro e descobrir suas reais necessidades...no dos é refresco!

2 comentários:

  1. Mila, realmente esta coia de politicamente correto é um cocô no sapato: Cheira mal, incomoda, suja, enfim... Mas infelizmente tem uma galera que se acostuma com tudo e alguns que até gostam disso! Gostei do texto, direto, necessário, de muita propriedade no assunto, humor ácido e coragem, elementos estes que sei não lhe faltam. Beijo! PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edegar!Fiquei feliz com seu comentário...quem sabe algum dia desses as pessoas assumam que o caminho para sermos iguais é formado pelas nossa diferenças!Beijo!

    ResponderExcluir