Estou ouvindo Aerosmith pra me inspirar...Gosto mais que Stones,eles tem mais humor,se levam menos á sério.Ai como preciso disso!
Senso de humor deve ser um hábito constante.Eu,particularmente prefiro uma piada após as refeições,muito mais que escovar os dentes.( Woody Allen disse uma vez:"Porque precisamos escovar os dentes 5 vezes ao dia e fazer sexo apenas 2 vezes por semana;e não o contrário?')
Reconheço;é um vicio.Consegui enxergar uma piada no momento mais dramático da minha vida.Meu pai havia falecido na noite anterior e precizaríamos viajar,para que ele fosse enterrado na cidade do interior aonde havia nascido.Fomos e o carro funerário não chegava.Sei lá oque o motorista foi fazer;mas o caso é que meu pai chegou umas 2 ou 3 horas depois.Naquele terror todo,consegui pensar(não disse,chateada em ter que perder a hora da piada):"Puts grila,o cara era tão enrolado que conseguiu chegar atrasado no próprio velório!".Ai a piada voltava,no velório,no enterro,na hora de dormir exausta,e eu tinha que disfarçar!Ó pobre humorista!
Mas é assim mesmo:o Bobo era o único súdito que podia falar oque quisesse na cara do Rei sem perder a cabeça!Tinha passe livre da vila pro palácio e vice versa,era um mensageiro,termômetro de aceitação do povo;babá do príncipe...("Poor Yorick..." ato III cena I,Hamlet--muito mais do que ser ou não ser) .
Humor é acima de tudo,crítica.Só se pode rir de algo com distanciamento,mesmo que estejamos envolvidos.Pense ai na cena ridícula de suicido: Ernest Hemingway,genial,exigente demais consigo próprio,pegou seu fuzil de caça,sentou-se numa cadeira,colocou o cano na boca.Percebeu que não teria angulo para o disparo.Tirou uma das botas,a meia,enfiou o dedão no gatilho...e não percebeu como isso era patético!
Roberto Benigni foi criticado por "A Vida é Bela".Disseram que fez graça com a guerra.Pergunto:
Qual a alternativa num campo de concentração para um pai desesperado e um garotinho?Encarar a terrível realidade e morrer sofrendo ou transformar aquele inferno num jogo?Era questão de sobrevivência!
Sim,sim,humor é a salvação do mundo.Não tenho dúvidas.Senso de humor...no dos outros
Oi Mila, acho que o senso do humor pode sim salvar muitas situações, levar a vida mais leve realmente é recomendado mas para cada peso uma medida. Há situações que não devem ser estimuladas ao meu ver, tudo isso vai depender do tipo e do modo com que se faz algo, A vida é bela, é um exemplo, de como o humor pode transformar uma situação desesperadora em algo lúdico e salvar a saúde psicológica do pai e do filho mas há situações totalmente na contra-mão disso que ao invés de salvar, deprime. O humor, na minha opinião, não deve ser demonizado mas também não deve ser sacralizado como tudo me é permitido sob pena de prevalecer algumas distorções de valores como o preconceito.
ResponderExcluirCarla;
ExcluirExiste o humor e o senso de humor.Acho que devemos manter os dois como prioridades em nossas vidas.Não existem situações mais recomendadas e menos recomendadas para uso.Preconceito é acreditar nisso.Obrigada pela leitura e pela critica;mesmo assim!hehe
beijo
Excelente texto, Mila! Acredito que o humor pode salvar muitas coisas sim, caso contrário não teria entrado pra essa vida! haaha beijo.
ResponderExcluirSim,sim!Deus salve o humor!Obrigadissimo pela leitura,seja sempre bem vindo!
Excluir