VALENTE
Faz tempo que desenhos não são só coisa de criança;e desde Shirek ,alguns assumidamente são feitos para adultos;que não tem vergonha de comer Mac Lanche para pegar o brinde(ai de quem tocar no meu Gato de Botas que diz "em guarda!" com a voz de Antonio Banderas!)
Pois tive o prazer de assistir Valente hoje,e adorei.Não tem piadas impagáveis ,mas tem imagens de encher os olhos(uma cena de pesca,que é fantástica!Dizem que o brilho da água,na pintura é complicado de fazer, e quase dá pra sentir o rio escosês gelado no rosto....),e homenagens carinhosas(sejam como referências de filmes,sejam como"estilo de comedia"...vá lá entender,mas juro que vi guags de Buster Keaton,lá no meio da história,kkkk)
Li rapidamente a critica do Estadão na sexta e coloquei a animação na lista de preferências.A reportagem deu destaque para a direção,roteiro e equipe feminina,falou das madeixas ruivas da heroína,tudo muito certo...O caso é que fui ver e descobri muito mais sobre mim do que as considerações técnicas,artísticas e outras(impecáveis)poderiam supor...Mitos,lendas,historias eram o Freud antigo;e escuta-las,ou assisti-las,no caso;se mostraram uma forma muito mais eficaz de reflexão do que qualquer psicólogo, e não tão divertido!
Vamos lá!Veja se não serve como uma luva;você cresceu,está linda e inteligente.É hora de casar!Seu pai é seu amigo,compartilha brincadeiras e maus modos...Mamãe zela por seu futuro,com todo amor do mundo e...garras de urso!Cuidado,garota!Esse amor pode te matar,se você não aprender sozinha que amadurecer dói,é sofrido,e sem garantias que valham a pena.Ainda vai se tornar o arrimo de família,a responsável pelo reino,e pior,oque você instintivamente já sabe,aguentar um panacão de marido nas costas!
Então,ganhe tempo,negocie seu sacrifício,porque tudo na vida tem um preço e normalmente pagamos muito mais pelas coisas (pessoas,posições...)do que elas valem!
O amor de mãe,que é teoricamente uma ajuda,apoio,incentivo;torna-se perverso,terrível,assustador e não há oque fazer a não ser baixar a guarda,escapar como um peixe,sorrir e voltar para tentar domar a natureza!
Valente é um dos melhores títulos de filmes que vi ultimamente,É lindo,cheio de significados,paisagens incríveis.A historia é relativamente simples,mas dá pano pra manga em discussões e pesquisas sobre lendas e psicologia.Não tem um personagem que refresque o drama(para e Era do Gelo,a preguiça Sid;o palhacinho da historia...),nem desculpas esfarrapadas para o vilão(quem é o vilão!?);e ai que reside o encanto da coisa.
A moça de cabelos ruivos(uma equipe inteira só pra cuidar dos lindos fios revoltos!O sonho de qualquer estrela!E ela não cuida!Ô inveja!kkkkk) está inteira no papel;vive o personagem com uma dedicação de Diane Keaton!Tem profundidade,personalidade,é espantosamente realista.Não é pra qualquer um o que ela passa!E quero ver qual será o cavaleiro que ouse chegar num coração valente!
Heim!?eu estava falando de desenho?Ah,sim:divirta-se também!Tem cenas de ação e um pouquinho de coisas fofas...Mas deixe as crianças assistindo outra coisa,dê um vídeo game para elas,e vá ao cinema em paz!Nem precisa dizer que o Woody Allen não tinha mais seção e que o Na Estrada estava esgotado!
Zé Colmeia no dos outros,é refresco!
Esse texto de Mila Poci Cabral me fez querer ver o animado. Acho que valerá muito a pena, depois que eu ver o Homem morcego. beeeeeijo Mila, minha PEQUENA grande escritora! Brigaduuuu!
ResponderExcluir